sábado, 13 de janeiro de 2018

Dicas Tiradentes, São João Del Rei , Ouro Preto e Inhotim - Minas Gerais




Tiradentes é uma pequena cidade colonial encantadora  do estado de Minas Gerais. Suas pequenas casas portuguesas multicoloridas e igrejas barrocas em miniaturas  compõem o cenário de ladeiras íngremes com ruas e calçadas em pedras. Há uma loja de artesanato , um pequeno café , uma loja de doces e cachaças   ou um restaurante gourmet em cada esquina. Belas charretes puxadas por cavalos se encontram no largo das Forras, a praça principal da cidade e um pequeno trem a vapor , a maria - fumaça , com vagões Pullman da vizinha São João del-Rei, trafega nos fins de semana e feriados . Já visitei Tiradentes duas vezes. A última foi para passar o Ano Novo de 2018. Fiquei na Pousada Chica da Silva . 






Folia de Reis














Onde ficar?
Achei a  Pousada Xica da Silva  uma ótima opção . Esta localizada a 100 metros da estação de trem e a 1000 metros do centro da cidade. 
Num estilo colonial e requintada decoração , a Pousada Xica da Silva reúne o que Minas tem de mais genuíno, nos seus 18 mil metros quadrados de área verde em harmonia com jardins, mini-zoológico, piscina, spa e muito charme. Os quartos são amplos, atendimento muito bom e o café da manhã excelente.










  

Restaurantes da Cidade de Tiradentes 



 Virados do Largo - Restaurante da Beth
O restaurante da Beth é um dos mais antigos e tradicionais.O local tem capacidade pra 90 pessoas  e está  sempre cheio nos finais de semana e feriados. Especializado na comida mineira de verdade. Destaque para o tutu com costela de porco,couve, ovo frito, torresmo e arroz branco e uma porção de Ora-pro-nóbis refogado.  Não deixe de pedir também a cachaça da casa e a porção de doces caseiros com queijo minas. Recomendo para os amantes da culinária mineira.






Restaurante Pacco & Bacco
O Restaurante está instalado em um casarão colonial com toques contemporâneos. Fui ao Restaurante com a família no jantar de réveillon 2018 e, por estar  lotado, só foi possível sentar na varanda. O Restaurante  combina  a culinária  francesa e a espanhola com um toque do que há de melhor na cozinha mineira. O cardápio especial da noite da virada se iniciou com um  delicioso aperitivo de Profiteroles de mousse de fígado de galinha com geléia de tomate e limão.  Em sequencia foi servida  uma entrada com  Raviolini de Bacalhau ao molho de pimentões coloridos e crisp de ora-pro-nóbis (uma folha muito consumida em Minas Gerais). Foram dois os   pratos principais:  Lagosta cozida lentamente ao molho cítrico com alho poró grelhado e beterraba assada e  Carré Australiano  de Cordeiro  em crosta verde ao molho de carne, batatas fritas, alho confitado e pétalas de cebola. Sobremesa: Tartellete de chocolate meio amargo com espuma de café e sorvete de arroz doce. A Lagosta que me serviram tinha algumas partes cruas e o pedaço de carré estava muito pequenino e estreito (acho que o cordeiro australiano estava de dieta). Preferiria que fosse um cordeiro nacional com um corte normal. Não posso dizer que tenho uma opinião formada sobre a casa, uma vez que fui em um dia atípico de muito movimento, mas isso não justifica porções tão pequenas num cardápio nada barato. Cabe destaque para o aperitivo e a sobremesa que estavam excelentes!!




Aperitivo :Profiterole de mouse de fígado de galinha com geléia de tomate e limão

Entrada  : Raviolini de Bacalhau ao molho de 
pimentões coloridos e crisp de ora-pro-nóbis

 Lagosta cozida ao molho cítrico com alho poró grelhado e beterraba assada 

Carre Australiano  de Cordeiro  em crosta verde ao molho de carne, acompanha batatas  fritas, alho confitado e pétalas de cebola

Tartellete de chocolate meio amargo com espuma de café e sorvete de arroz doce



Restaurante Luth Bistrô - Localizado no Centro  Histórico de Tiradentes. A casa oferece uma mistura da cozinha internacional com um toque mineiro moderno.Sugiro o Pastel de massa de angu que é bem gostoso. Foram três pratos : Salmão , Truta e Risoto de Frutos do Mar. A comida é honesta , mas sem grandes emoções.



Espaço onde fica o Bistrô



Risoto de Frutos do Mar

Truta  com Risoto




Pastel de massa de angu

Salmão com Salada


Passeios por  cidades e restaurantes próximos a  Tiradentes 



Cidade de São João del-Rei- É a maior cidade histórica de Minas Gerais  e fica  a menos de 30 km de Tiradentes. Tem belas igrejas e casarões antigos e um atraente centro colonial.





Cidade de Ouro Preto - A distância entre a cidade de Tiradentes  e a cidade de Ouro Preto  é de 157 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 3 horas. Ouro Preto é uma das primeiras cidades de mineração de ouro de Minas Gerais e antiga capital do estado . Foi construída em uma série de montanhas, ruas curvas e íngremes com casas do século XVIII, muitas hoje convertidas em restaurantes, bares, lojas e cafés.  As ruas da cidade levam a lindas pracinhas dominadas por igrejas barrocas. A  cidade  realmente é um charme !  




Restaurante  da cidade de Ouro Preto



Restaurante Conto de Reis - Instalado na senzala de um autêntico casarão do seculo XVIII, o Restaurante preserva  a beleza arquitetônica da época colonial e oferece  a tradicional comida mineira servida em panelas de pedra . Outra atração são os deliciosos doces caseiro, servidos em tachos de cobre e acompanhados do famoso queijo minas. A comida é uma delícia !! Recomendo.

Sistema de Buffet

Doces caseiros

Inhotim

É o maior museu a céu aberto do mundo. Localizado no Município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte - MG. Foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz, em meados da década de 80. Em 1985, o empresário recebeu a visita do amigo paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões para os jardins. Desde então, o parque ganhou a maior coleção particular de palmeiras do mundo e um grande espaço destinado a receber obras de arte contemporâneas.A área de visitação do Inhotim tem 110 hectares e compreende jardim botânico ( com mais de 4.300 espécies em cultivo), galerias,lagos e mata. 
 


















Compras 
O estado de Minas  é muito conhecido por seus doces e queijos , cachaças , bordados, móveis e  artesanatos. A cidade de Tiradentes tem muitas opções e tudo é muito fácil de encontrar, uma vez que a cidade não é tão grande.








Nenhum comentário:

Postar um comentário